2º Torneio Polo Aquático ANL/EPAL

As piscinas do Sport Algés e Dafundo, foram palco no passado fim-de-semana de, 08 e 09 de junho, do 2º Torneio de Polo Aquático da ANL/EPAL.

Participaram neste torneio as Equipas femininas de sub18 da ANL (Associação de Natação de Lisboa), FGN (Federación Gallega de Natación), ANNP (Associação de Natação do Norte de Portugal)

A Viver Santarém participou no 2º Torneio de Polo Aquático ANL/EPAL “eu bebo água da torneira”, como equipa integrante da seleção regional da ANDS (Associação de Natação do Distrito de Santarém). Este evento foi um enorme sucesso, não só ao nível organizativo mas para a equipa. A mesma foi crescendo qualitativamente ao longo dos jogos.

Sabendo-se à partida que seria muito difícil bater-se de igual para igual contra as demais equipas, uma vez que as outras associações levaram para o Torneio as melhores atletas de cada região, ainda assim ficou bem patente a evolução das atletas da Viver Santarém, pois, enquanto as restantes equipas têm um calendário regular com vários jogos num mês as atletas femininas da VS tiveram apenas um torneio até então. No entanto, foi atingindo um dos principais objetivos traçados para este torneio, levar o maior número de atletas possível e dar-lhes momentos e minutos competitivos.

Com a presença das seleções da ANL, ANNP, ANDS e da Federación Gallega de Natación, a final foi disputada entre a seleção de Lisboa e do Norte de Portugal, sendo esta última a grande vencedora por um golo de diferença: 7-6.

A melhor marcadora da prova foi a atleta nortenha Bárbara Ribeiro e a ANNP garantiu ainda o troféu de equipa menos batida.

Na vertente Masculina, estiveram presentes as formações da Federación Gallega de Natación, da ANNP, da ANL e do Sporting Clube de Portugal, esta última substituindo à última hora a Seleção da ANAlgarve que infelizmente comunicou a sua desistência pouco tempo antes do torneio.

A competição foi dominada pela seleção espanhola e pela ANNP (Associação de Natação do Norte de Portugal), sendo que na final os espanhóis levaram de vencidos os nortenhos por 10-9. A ANL ganhou o jogo dos, terceiro e quarto lugares frente ao SCP por 16-4.

O troféu de melhor marcador foi entregue ao atleta galego Alejandro, sendo também a equipa galega a vencedora do troféu de equipa menos batida.

Foi ainda entregue o troféu ”fairplay” aos adeptos da seleção da ANL, pelo seu comportamento exemplar durante todo o torneio, quer de apoio aos seus jogadores, quer como anfitriões das restantes comitivas, sem dúvida um exemplo que a maior parte das competições a nível nacional deveria seguir!

Agradecer ao Presidente da nossa associação, João Loureiro, que permitiu a constituição da Seleção Distrital com as nossas atletas nos vários escalões.

Agradecer à ANL, na voz do seu DTR do Polo Aquático, Ivo Fernandes, o convite à participação nesta 2ª Edição.