Em 2020 e 2021 Santarém celebra 40 anos do Festival Nacional de Gastronomia. O Programa das celebrações (documento atualizado em anexo) pretende dinamizar inúmeras iniciativas com o objetivo de reforçar a importância do Festival Nacional de Gastronomia de Santarém e o estatuto de Santarém como Capital Nacional da Gastronomia.

Considerando a evolução da Covid 19, no que diz respeito às mais recentes evoluções da propagação da pandemia a nível nacional e internacional e tendo o Governo anunciado a situação de contigência para todo o território nacional a partir do dia 15 de Setembro, entende o Município de Santarém e a Viver Santarém, que não estão reunidas condições para a realização, em 2020, da 40ª edição do Festival Nacional de Gastronomia de Santarém.
Importa referir que será dada continuidade ao Programa de Celebrações dos 40 Anos do Festival Nacional de Gastronomia, realizando eventos que permitam a participação generalizada da população sem colocar em risco a saúde pública. É neste espírito de criatividade e dinâmica que iremos adicionar ao referido Programa o evento “Sabores e Saberes, 40 anos de História”, a realizar-se na Casa do Campino, de 16 a 25 de Outubro, sendo a  celebração da Gastronomia o palco principal do evento que contará com uma exposição dos 40 anos do Festival Nacional de Gastronomia, a realização de conferências, demonstrações gastronómicas confecionados por chefs de âmbito nacional e local, sendo estes alguns dos ingredientes desta celebração, que terá uma forte componente digital, com diversas transmissões on-line. O programa do evento será apresentado no final de Setembro.