Março 6, 2025
A Viver Santarém procedeu à substituição da Caldeira e à colocação de Mantas Térmicas nos planos de águas do Complexo Aquático Municipal de Santarém.

De acordo com a estratégia de otimização energética e busca por soluções mais amigas do ambiente, a Viver Santarém procedeu à substituição da caldeira e à colocação de mantas térmicas nos planos de águas do Complexo Aquático Municipal.

A colocação das mantas térmicas nos planos de água e a substituição da caldeira para aquecimento do ar, da água das piscinas e do aquecimento das águas quentes sanitárias, permitiram reduções na ordem dos 42 por cento no consumo de gás natural nesta instalação desportiva, o que equivale a uma redução de aproximadamente 90 toneladas de CO2 por ano.

Estas duas Medidas de Utilização Racional de Energia já implementadas fazem parte do conjunto de medidas identificadas pelo Plano Estratégico para a Transição Energética e Sustentabilidade, desenvolvido pela Viver Santarém, que serão implementadas durante os anos de 2025 e 2026.

Com estas ações, pretende-se não só diminuir a pegada ecológica, mas também gerar poupanças significativas a médio e longo prazo, garantindo maior sustentabilidade financeira e operacional.

Estes investimentos vão alterar profundamente o perfil de consumo das instalações desportivas, permitindo uma redução significativa de gastos, com impactos visíveis nos próximos anos. Além disso, contribuirão para atingir a neutralidade carbónica e reforçar a sustentabilidade ambiental do concelho, promovendo um modelo de gestão mais eficiente e responsável dos recursos energéticos.

Antiga caldeira
Nova caldeira
Mantas térmicas