O tempo não era o mais convidativo, mas a importância do momento superou a ameaça de chuva. A inauguração do campo de basquetebol “Dream Big”, em Santarém foi um dia marcante para a cidade, para o concelho, para o basquetebol e para a prática desportiva. Ao final da manhã de domingo, em homenagem a uma das mais marcantes jogadoras do basquetebol nacional e internacional, Ticha Penicheiro, Santarém deu esse exemplo de gratidão, reconhecimento e, simultaneamente, de aposta na prática desportiva, como elemento fundamental de uma estratégia virada para a cidade e para os seus habitantes.
Numa cerimónia ao ar livre e aberta à cidade, também se associaram a esta homenagem e inauguração do campo de basquetebol, várias jovens praticantes do Santarém Basket, clube que, completou 25 anos de existência no dia 12 de agosto.
Foi, aliás, dirigindo-se às jovens atletas presentes, que Ticha Penicheiro lembrou que, também ela, foi uma jovem sonhadora à procura que os seus desejos se realizassem.
“Quando tinha a vossa idade, tive um sonho, que era ser a melhor basquetebolista que fosse possível. Não sabia, na altura, o que isso significaria, mas sempre tive a noção de que precisava de dar tudo de mim para que esse sonho se concretizasse. Passei por Santarém, onde conquistamos todos os títulos nacionais, eu e as minhas companheiras, porque, neste desporto ninguém ganha nada sozinho e fui para os Estados Unidos onde consegui sonhar em grande, que é lema deste campo. Sonhar em grande. Fui, arrisquei e consegui alcançar mais do que sonhava e espero que a minha história e este campo seja uma inspiração para vocês. Sonhem, como eu sonhei, porque ainda não se tem de pagar impostos para sonhar. E é importante que tenham essas referências femininas, porque, no meu tempo, as minhas referências eram o Magic Johnson e o Michael Jordan, mas vocês, agora, podem rever-se em figuras marcantes do desporto feminino”.
Sobre o regresso a Santarém, uma cidade tão marcante no seu fulgurante percurso desportivo, Ticha Penicheiro realçou essa ligação à cidade e como não hesitou em voltar a um local onde foi feliz, em campo e fora dele.
“É sempre bom regressar a Santarém e quando me explicaram que ia haver esta homenagem eu sabia que tinha de me associar a ela, porque se trata de uma cidade que tem um lugar muito especial no meu coração. Agradecer também à Tamara, que tão bem me representou, nesta fotografia que é a primeira que tenho com uma bola de basquetebol. Quando tive a opção de escolher entre duas fotografias, sem dúvida, que teria de ser esta, porque foi ai que tudo começou, num campo de basquetebol como este”, disse Ticha Penicheiro.
Com a antiga internacional portuguesa e ex-jogadora da WNBA, esteve, igualmente, Sara Ferreira, atual vice-presidente da FPB e que foi contemporânea de Ticha Penicheiro na União Desportiva de Santarém.
“É sempre uma grande emoção, para mim, regressar a Santarém e reencontrar pessoas que foram tão importantes para mim, na minha carreira. Ao lado da Ticha Penicheiro, que foi minha colega, aqui. A Federação associa-se a este evento, porque se trata de homenagear alguém que elevou o nome de Portugal e tornou o nosso basquetebol mais reconhecido. Por razões pessoais e institucionais, não podia faltar”, adiantou.
Numa breve intervenção, também Ricardo Gonçalves, presidente da edilidade, destacou a homenagem que se realiza a uma grande desportista e que perpetuará a sua ligação a Santarém. O presidente da Câmara realçou, igualmente, a importância da prática desportiva e da existência de locais onde os jovens possam desenvolver essa atividade.
“Esta é uma homenagem a Ticha Penicheiro, à capacidade de realizar sonhos, mas é também uma homenagem à prática desportiva. Nós, em Portugal, ainda praticamos pouco desporto, em Santarém, estamos a tentar que os nossos jovens pratiquem mais desporto, seja ele qual for”.
Por fim, na sua intervenção, Carlos Coutinho, presidente do Conselho de Administração da Viver Santarém, entidade municipal reguladora dos espaços desportivos no concelho, dirigiu-se aos presentes, relembrando o exemplo de Ticha Penicheiro e como ele pode ser inspirador para as gerações mais novas.
“É um dia marcante para o desporto em Santarém, com a inauguração, se podemos dizer assim, deste campo de basquetebol e na presença da Ticha Penicheiro, uma ex-atleta da União Desportiva de Santarém e que foi tão importante na conquista de títulos, como o de campeão nacional de basquetebol, taça de Portugal e supertaça. Foram conquistas memoráveis e lembrar que foi daqui que a Ticha Penicheiro saiu para os Estados Unidos, onde se tornou uma das melhores jogadoras de basquetebol do mundo e tem a seu nome no All of Fame da WNBA. É igualmente simbólico que a fotografia representada no piso deste campo de basquetebol seja uma das primeiras memórias fotográficas da Ticha Penicheiro com uma bola de basquetebol, com cinco anos de idade. Uma imagem que contém uma mensagem destinada a todos os jovens, independentemente do desporto que praticam ou da atividade que exercem, que vale a pena perseguir os sonhos e realizá-los, declarou Carlos Coutinho.
Durante a cerimónia ainda foi descerrada uma placa que contém um texto evocativo da inauguração do campo e uma breve descrição do percurso de Ticha Penicheiro no basquetebol nacional e internacional. Pela mão do presidente da Câmara, Ricardo Gonçalves, foi entregue à ex-atleta, uma bandeira da cidade de Santarém.