Primeira Conferência, das Jornadas Desportivas da Viver Santarém, promoveu a discussão de hábitos desportivos e estilos de vida saudável

 Integradas no programa dos 40 anos do Festival Nacional de Gastronomia (FNG), no passado sábado, dia 22 de fevereiro, na Casa do Brasil, iniciaram-se as Conferências das Jornadas Desportivas da Viver Santarém, as quais contarão mais duas edições ao longo do ano. Esta primeira decorreu sob o mote “O papel da Actividade Física e do Desporto na promoção dos estilos de vida saudável”, com três intervenções em dois painéis temáticos.

A abertura dos trabalhos esteve a cargo do Presidente do Conselho da Administração da Viver Santarém, João Teixeira Leite, referindo que “estas Jornadas estão integradas no Programa das Celebrações dos 40 anos do FNG na lógica de associação entre a cultura, o desporto, a gastronomia e os hábitos de vida saudável”. Na mesma intervenção fez questão de sublinhar a qualidade técnica do painel de oradores, a quem agradeceu a disponibilidade, bem como o empenho de toda a equipa da Viver Santarém envolvida na iniciativa.

A moderação dos trabalhos teve a cargo do professor Alfredo Amante.

A primeira comunicação esteve a cargo do professor doutor António Moreira. Sob o tema “Novas ofertas para públicos mais idosos, que tendências?” o orador começou por refletir sobre o desafio demográfico das próxima gerações. “Se nada mudar Portugal caminha para o desaparecimento”, considerou. Do mesmo modo, apresentou uma abordagem das mudanças da relação com o desporto e a actividade física entre as gerações antes e depois de 1974, reflectindo ainda sobre as mutações nas modas e influências atuais destas práticas. Numa segunda parte da sua intervenção dirigiu-se mais especificamente aos problemas do envelhecimento, em particular as quedas, fundamentando em dados estatísticos a prevalência destas situações no público maior de 65 e falta de práticas preventivas. Nesse sentido, apresentou a vantagens reconhecida da prática de Thai Chi Do, recorrendo a estudos científicos.

Nos painéis seguintes seguiram-se as intervenções dos professores doutores João Paulo Brito, Luis Deus e Rafael Oliveira, dando contributos importantes para a valorização da qualidade de vida e a importância da prática desportiva.

A Vereadora da Câmara Municipal de Santarém, Inês Barroso, efetuou intervenção destacando “a importância deste tipo de iniciativas”, realçando a satisfação de ver tanta pessoas interessas nestes temas.

A próxima Conferência das da Jornadas Desportivas terá lugar a 4 de abril com tema “Estratégias de adesão à prática da actividade física e desportiva”.

 Importante referir que as receitas desta iniciativa reverterão para uma causa solidária, a entregar e divulgar na Gala Comemorativa dos 40 anos do FNG a realizar em Dezembro de 2020.