O Programa Viva Saúde + Sénior encontra-se inserido num conjunto de atividades da empresa Municipal Viver Santarém EM. SA. Destinado à população sénior do concelho de Santarém, tem como principais objetivos fomentar, promover e despoletar uma continua atividade física e desportiva, consequentemente mais saudável, promovendo hábitos de vida saudáveis.

Este irá contribuir para que os nossos séniores tenham uma vida mais independente e acreditar que não existe idade para começar a ser ativamente mais saudável diminuindo o isolamento nas freguesias rurais.

Este programa desenvolve-se em dezoito Freguesias do Concelho de Santarém com um trabalho diferenciado e adaptado às necessidades da população, sendo utilizado como meio aulas presenciais, trabalho com autonomia e avaliações periódicas.

Consideramos que este programa é uma mais valia no aumento da qualidade de vida e no processo de envelhecimento da população do Concelho de Santarém.

Missão: promoção de saúde e bem-estar através da prática regular de exercício físico na faixa etária mais 50, promoção de atividades desportivas e promoção da integração de espírito de grupo.

Visão: promover a satisfação e o bem-estar dos alunos perante os resultados alcançados, bem como, a qualidade e excelência nos diversos serviços prestados.

Normas de funcionamento:

  • Equipamento individual

O uso de equipamento próprio para as diferentes classes:

Atividades aquáticas – fato de banho (género feminino) ou calções (género masculino) justo ao corpo e sem bolsos, touca e chinelos.

Atividades físicas e desportivas – roupa e calçado confortável, adequada à estação do ano de preferência roupa desportiva e sapatilhas.

Regulamento

Clique aqui para ver o regulamento

Modalidades

Aulas com música coreografadas onde a coordenação, destreza motora e memorização são os principais objetivos para o sucesso da mesma.

Exercício aeróbio que se realiza dentro de uma piscina, em ambiente alegre, confortável e seguro.

Aulas de carácter lúdico com objetivo de familiarizar os alunos com a água, permitindo-lhes a aquisição das respetivas componentes básicas: respiração, equilíbrio e propulsão.

É um desporto praticado num espaço interior, de precisão, em que são arremessadas bolas de couro, seis azuis e seis vermelhas, com o objetivo de as colocar o mais perto possível de uma bola branca chamada “jack” ou bola alvo. É permitido o uso das mãos, dos pés ou de instrumentos de auxílio (calhas) para atletas com grande comprometimento nos membros superiores e inferiores. Esta modalidade pode ser disputada de forma individual (jogado por todas as classes e composto por 4 parciais), pares (jogado pelas classes BC3 e BC4 e composto por 4 parciais) ou por equipas (jogado pelas as classes BC1 e BC2 e composto por 6 parciais).

Atividade em que o desenvolvimento da aptidão física e autonomia funcional, permitem uma melhoria da sua qualidade de vida através da simbiose estabelecida entre atividade física, funcionamento cognitivo e comportamento adaptativo.

Atividade em que o desenvolvimento da aptidão física e autonomia funcional, permitem uma melhoria da sua qualidade de vida através da simbiose estabelecida entre atividade física, funcionamento cognitivo e comportamento adaptativo.

Calendarização

As inscrições podem ser efetuadas nas instalações da Viver Santarém (Complexo Aquático Municipal ou Piscinas Municipais do Sacapeito) ou Juntas de Freguesia, sujeitas aos horários defenidos anualmente.

Os alunos podem inscrever-se em todas as modalidades disponiveis mediante as vagas existentes.

No ato de inscrição é obrigatório a entrega da declaração de IRS, sendo a mesma enviada e analisada pelos os serviços de ação social da Câmara Municipal de Santarém (CMS), os quais atribuirão o valor da mensalidade correspondente;

Após a atribuição do Escalão a cada aluno, o mesmo será dado a conhecer até quinze (15) dias antecedentes ao início da época létiva. As listagens dos escalões serão afixadas nas instalações da Viver Santarém, CMS e Juntas de Freguesia aderentes.

 A inscrição no Viva Saúde + Sénior implica tacitamente a aceitação do regulamento em vigor.

1ª Fase: 1 a 15 de setembro

2ª Fase: a partir de 16 de setembro

Inicio: 1 de outubro de 2021

Término: 30 de junho 2022

Natal: 20 de dezembro de 2021 a 2 de janeiro de 2022

Feriado Municipal: 19 de março de 2022

Páscoa: 11 a 17 de abril de 2022

Horários