Foi apreciado em reunião de Câmara Municipal de Santarém o relatório de contas e atividades da Viver Santarém, EM SA.

A Empresa Municipal apresenta um resultado operacional de 65 mil 571 €, um resultado líquido de 3 mil 683 €, e um aumento do volume de negócios, em comparação com período homólogo de 192 mil €, totalizando, em 2019, 2 milhões 485 mil €. Tendo aumentado paralelamente e em termos percentuais os rácios de liquidez e rentabilidade.

O Complexo Aquático que representa 38,8% das receitas totais da empresa, em comparação com período homólogo, obteve um aumento de receita de 138 mil €, totalizando 965 mil 704 €.

A Escola Municipal de Natação, representou em 2019, 12,2% das receitas totais, tendo atingido 302 mil 574 €.

Os diversos eventos, patrocínios e a comercialização dos respetivos espaços, representaram 16,3% das receitas totais, totalizando 403 mil 635 €.

O Presidente da Câmara Municipal de Santarém, Ricardo Gonçalves, destacou a melhoria dos resultados, evidenciando os indicadores económico financeiros.

João Teixeira Leite, Presidente do Conselho de Administração da Viver Santarém, reforçou que “ao longo de 2019 foram desenvolvidos diversas iniciativas e projetos que visam fortalecer Santarém no contexto Regional e Nacional e reforçar a sustentabilidade económico financeira da empresa”.

O documento apresentado destaca o empenho da Viver Santarém, EM, SA, em valorizar a prática desportiva, aliando e incentivando a utilização do espaço público para a promoção da atividade física.

Em 2019 foram dados diversos passos com o objetivo de serem criadas novas infra estruturas que permitem a fixação de público em Santarém em períodos de curta duração em contexto turístico e de lazer, dando, desta forma, início ao projeto de criação de um parque de campismo, caravanismo e diversos bungalows junto ao Complexo Aquático.

Por último, João Leite destaca “a importância da reorganização interna da empresa, com foco na promoção de medidas que potenciem a valorização dos recursos humanos. A mudança organizacional que teve início em 2019 introduziu novos paradigmas em algumas áreas de intervenção, a mudança ao organograma, a implementação de um sistema de avaliação de desempenho, o reforço da criação de uma política comercial mais eficaz com o objetivo de envolver investimento privado, através da obtenção de patrocínios e comercialização de espaços publicitários, foi uma realidade que produziu eficácia em 2019”.