Joana Emídio, Paulo Amado, Armando Fernandes, Francisco Jerónimo e os Três Bairros vão abrilhantar a tarde de 25 de Abril em Santarém

Enquadrada no Programa de Celebrações dos 40 Anos do Festival Nacional de Gastronomia de Santarém, a Conferência “Gastronomia Antes e depois da Revolução” pretende debater este tema com três oradores de excelência e assinalar o 25 de Abril, num debate aberto ao público. Irá realizar-se no próximo dia 25 de Abril às 17h, através da plataforma Zoom, cujo link de acesso será divulgado em breve, nas redes sociais da Empresa Municipal Viver Santarém.

Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém, enaltece a iniciativa, convidando a população a participar, “os oradores convidados, e o tema em debate, nesta data especial, são ingredientes mais do que suficientes para termos uma tarde repleta de partilha e conhecimento.”

João Teixeira Leite, Presidente do Conselho de Administração da Viver Santarém, destaca a importância do evento, reforçando o empenho da empresa em dar continuidade ao Programa que assinala os 40 anos do Festival Nacional da Gastronomia, “este importante património nacional, que é a Gastronomia será o prato principal deste debate. O conhecimento e a experiência dos oradores, permitirá à população reflexionar sobre o tema e sobretudo, em segurança, e utilizando as novas tecnologias, permitirá assinalar simbolicamente esta importante data da nossa Democracia”

Paulo Amado, fundador do Congresso dos Cozinheiros, iniciou-se enquanto jornalista, há quase 25 anos, na Inter Magazine, a mais antiga publicação do sector gastronómico, sendo hoje o diretor e proprietário. Tem participações múltiplas em eventos nacionais e internacionais, sendo um dos principais dinamizadores na área da gastronomia em Portugal, será um dos oradores convidados.

Armando Fernandes, é mestre em Cultura Portuguesa pela Universidade Nova de Lisboa, consultor cultural, nessa qualidade, é autor de vários projectos, especialmente na área das indústrias da cultura, investigando temas e hábitos alimentares das sociedades humanas e modos de transformar as matérias-primas em alimentos. A sua experiência de vida e curricular irá ser um ótimo contributo para o debate.

O terceiro orador, Francisco Jerónimo, foi membro fundador da comissão organizadora do Festival Nacional de Gastronomia de Santarém e ao longo de várias décadas foi dirigente ativo de várias associações, tendo a nível profissional chefiado o departamento de obras municipais da Câmara Municipal de Santarém, sendo atualmente Presidente da Associação de Futebol de Santarém.

O debate, que contará com a participação ativa do público, será moderado pela diretora executiva do Jornal O MiranteJoana Emídio, sendo este Jornal o Media Partner do evento.

Três Bairros vão, também, abrilhantar a tarde, com a atuação de diversos temas.