No contexto de emergência nacional, relacionada com a pandemia de COVID 19, a Câmara Municipal de Santarém através da Empresa Municipal Viver Santarém promove a partir desta semana diversas iniciativas de carácter desportivo e cultural utilizando as redes sociais.

A nível desportivo, sob o slogan “Viver em Movimento”, a Empresa Municipal irá desenvolver vários vídeos que visam promover o exercício físico, o movimento e hábitos de vida saudáveis. Diversas aulas sobre diversos temas serão lançadas nas Redes Sociais, com o objetivo da comunidade em geral poder praticar nas suas residências os conselhos e os exercícios disponibilizados pelos técnicos superiores da Viver Santarém – Escola Municipal de Natação de Santarém. Posteriormente serão agendadas aulas de exercícios em direto com o objetivo de promover a participação alargada da população.

A nível cultural, a Viver Santarém irá lançar diversos conteúdos, com o objetivo de dar a conhecer à população a origem e a evolução de diversos eventos promovidos pela Empresa Municipal. Por outro lado, e com o objetivo de dar seguimento a algumas iniciativas programadas no âmbito da celebração dos 40 anos do Festival Nacional de Gastronomia de Santarém, irão ser dinamizadas iniciativas on-line e em direto, nomeadamente, a segunda conferência das Jornadas Desportivas Viver Santarém e a Conferência “Gastronomia antes e depois da revolução”, sendo as datas a ser divulgadas em breve.

A Empresa Municipal está também, e no âmbito dos 40 Anos do festival Nacional de Gastronomia de Santarém, a preparar diversos conteúdos em conjunto com a Restauração do Concelho, com o objetivo de dar a conhecer os Restaurantes de Santarém, colocando à disposição da população diversas receitas e informação útil, dando assim um pequeno contributo para a dinamização desta atividade.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Santarém, Ricardo Gonçalves, esta á uma iniciativa positiva que “visa disponibilizar conteúdos pedagógicos à população em geral, pretende-se a promoção do exercício físico, adequado às circunstâncias difíceis que estamos a viver, e de reforçar a participação da  população em diversas iniciativas, utilizando as novas tecnologias, permitindo dar continuidade ao momento de prevenção e de isolamento social, fator fundamental para vivermos num futuro próximo com saúde e alegria.”.

Para o Presidente do Conselho de Administração da Viver Santarém, João Leite, este “é um desafio que colocamos à população, contando com a participação de todos”, sublinhou o “contexto difícil que estamos a viver” e a necessidade da Empresa Municipal manter a proximidade com a população. João Leite, reforça que “é tempo de viver, e de lutar pela vida com força e determinação, querendo a Empresa Municipal estar junto de todos, neste momento particularmente difícil da nossa história coletiva”.